Última Reunião de 2010: Apresentação das comissões de trabalho e dos resultados das oficinas de Turismo Sustentável

Seguem alguns extratos da última reunião da AMA Matutu de 2010:

O presidente Gláucio falou a respeito do trabalho junto ao atual Contador, e das dificuldades relatadas por ele em regularizar a situação contábil da AMA, em função de algumas pendências de registro contábil/comprovação de gastos/receitas. Lembrou, contudo, que as pendências estão sendo encaminhadas e que espera resolver esta questão o quanto antes. Ele ressaltou a importância de organizar essa parte institucional/financeira da Associação, para que ela possa usufruir de possíveis recursos advindos de projetos junto às instituições como IGAM, IPHAN, Ministério do Meio Ambiente e Prefeitura Municipal, entre outros. Isso fará com que se dependa menos da contribuição dos associados, permitindo, por outro lado, que eles sejam mais beneficiados pelos trabalhos desenvolvidos por uma AMA Matutu mais sustentável e organizada.  Para isso, foi destacada então a importância da participação dos amigos associados nas comissões, de forma a poder apoiar/participar em alguma das várias frentes de trabalho que AMA está assumindo.
Para a inscrição dos amigos nas comissões ficou estabelecido que os interessados devem encaminhar e-mail para amamatutu@gmail.com aos cuidados do Gabriel, indicando a Comissão que tem interesse em ajudar, que ele fará os encaminhamentos necessários. O presidente falou de cada uma das comissões, apresentando resumidamente as suas atribuições: Comissão de Infraestrutura, responsável pela manutenção do patrimônio da AMA e pela organização dos mutirões; Comissão de Saúde, Agroecologia e Saneamento, responsável pela integração do saneamento e da produção de alimentos com a questão da saúde; Comissão Institucional, responsável pela regularização e manutenção da estrutura institucional da AMA; Comissão de Turismo e Empreendimentos, responsável pelo planejamento e gestão participativa da atividade turística no Vale; e a Comissão Sócio-educativa Cultural e de Comunicação, que abrange uma série de atribuições: coordenação e organização de eventos locais, fortalecimento das atividades tradicionais, divulgação das atividades da AMA à comunidade e Educação.
Houve uma discussão acerca da proposta de criação de uma sexta comissão, a Educacional, apresentada pelas associadas Regina Guerra e Márcia Freire, visando apoio às atividades pedagógicas desenvolvidas na Escola Serra do Papagaio/Arcanjo Miguel e de forma mais transversal como educação mai geral no Vale inteiro. O debate se deu entre aqueles que defendiam a criação da nova comissão e aqueles que ressaltavam o caráter transversal da educação nas diversas atividades desenvolvidas no âmbito da AMA. Como atividades específicas de ensino a serem desenvolvidas no âmbito da AMA foram citadas: curso supletivo, educação de jovens e adultos, cursos técnicos e outros cursos de capacitação, etc. O associado Manno ponderou que, pela amplitude do tema, a educação precisa ser inserida dentro de um movimento maior e não ficar restrita a uma comissão. Por fim ficou decidido que o tema da educação entrará de forma transversal na Comissão Sócio-Cultural, a qual apoiará a criação de uma associação de pais, professores e alunos da Escola Serra do Papagaio. A associada Iraci trouxe o exemplo da Escola Família Agrícola de Cruzília, em que os pais se organizaram para gerir a associação educacional de lá e fortalecer a escola.
Concluída a apresentação das comissões, foram apresentadas as propostas decididas durante as oficinas de turismo do projeto Comunidades da Serra do Papagaio, realizado pela Fundação Matutu e patrocínio do PDA Mata Atlântica. As propostas foram:
·        Consultoria jurídica sobre o uso comum dos espaços da microbacia, com destaque para trilhas, servidões, passagens e travessias;
·        Implantação do Centro de Informações no Casarão; e
·        Realização de levantamento junto aos empreendedores locais sobre os principais produtos de primeira necessidade consumidos, com que freqüência e em que quantidade, para servir de subsídios para futuro projeto de reestruturação da Coopera.
·        Obras de reparo e implantação de equipamentos de segurança ao longo da trilha da Cachoeira do Fundo;
Os associados aprovaram a realização da consultoria jurídica e o levantamento de consumo dos empreendedores do Vale (restaurantes e pousadas). O associado Manno apresentou a proposta da melhoria do Centro de Informações de Visitantes do Casarão, que foi também aprovada. Todos estavam tranqüilos em relação ao conteúdo dos painéis a serem instalados (que trarão mapas informativos, dados biológicos e geográficos da localidade, curiosidades, recomendações ao visitante, etc). Ficou acordado que um dos painéis trará informações específicas da AMA Matutu, explicitando de forma sucinta seu histórico, missão e objetivos. A ressalva se deu em relação aos espaços que eles ocuparão no Casarão, ao estilo do projeto gráfico, que não deverá fugir da proposta rústica local e à preocupação em relação às placas externas para que não causem poluição visual. A implantação do Centro de Informações ao Visitante prevê, ainda, a doação de uma TV 42 polegadas a ser instalada no Casarão.
Foi constatado, todavia, que para o Centro de Informações funcionar sem riscos serão necessárias algumas obras emergenciais, como a reforma da escada/corrimão frontal, revisão da parte elétrica e reboco/pintura e limpeza nas salas internas do Casarão. Ficará a cargo da AMA conseguir recursos para efetuar essas reformas, usando inclusive, conforme sugerido pelo associado Manno, os recursos de implantação do Centro de Visitantes como contrapartida.
A proposta sobre as intervenções na trilha para a Cachoeira do Fundo não pôde ser avaliada nesta reunião porque não havia material com o detalhamento das intervenções propostas (mostrada na última reunião da Comissão de Turismo) a ser apresentado aos associados. Ficou de se aguardar o envio do material, que será repassado por via digital aos associados, juntamente com a proposta de implantação das placas informativas, para serem discutidos na próxima reunião da AMA.

Iniciando os Trabalhos

Olá Amigos,

Iniciando os trabalhos esperando que este seja um espaço de proveitosas discussões e compartilhamento de informações!